Como ser genuinamente FELIZ no trabalho?

 

Focada em Gente & Gestão, a empresária Cláudia Danienne, da Degoothi Consulting, elenca três dicas cruciais que aliam técnica e comportamento.

 

Ser um profissional de alta performance e assumidamente FELIZ na atividade em que atua é um dos maiores desafios dos tempos modernos. “Pode parecer utópico, mas não é”, ressalta Cláudia Danienne, empresária da Degoothi Consulting e psicóloga organizacional, que atua há mais de 25 anos com recursos humanos. Ela explica que, na verdade, é um grande objetivo tanto para trabalhador quanto ao empregador.

Baseada nesse contexto e nas inúmeras demandas que chegam à sua consultoria, que Danienne resolveu explorar mais o tema com estudos. “Estou participando de um curso virtual viabilizado pela INDIAN SCHOOL OF BUSINESS sobre aspectos determinantes da felicidade para a vida. Sua programática mescla embasamentos científicos para melhor compreensão da temática. E estou amando, compilando insights de práticas fundamentadas para serem aplicadas no universo corporativo”, acrescenta.

Danienne elenca três dicas cruciais para conquistar alta performance e felicidade no trabalho, que valem para profissionais e empresas. São:

Tenha um propósito: aqui, trata-se da importância em saber o que deseja fazer e colaborar verdadeiramente, amando aquilo que faz. Se estiver em um desafio temporário, por exemplo, encontre pontos de conexão, não atue no “modo zumbi”, ou seja, mecanicamente, sem entusiasmo, sem vontade de aprender e colaborar. Procure fazer o melhor que puder. Aí está a importância de se ter um propósito. E, se não estiver satisfeito, procure algo que combine com você, pode ser um hobby que vai virar trabalho, um artesanato como fonte de renda, mudar de função em um job rotation, ou de empresa e segmentos de atuação.

Valorize-se, coloque alma no que gosta de fazer e acolha-se para compreender o que te faz feliz. Sempre que passar por uma oportunidade profissional, é preciso extrair algo de positivo, sempre há.

Inclusão e Diversidade: trabalhe tendo em mente a inclusão e a diversidade, independentemente da atividade, seja um pequeno negócio ou uma megaoperação, acredite na força da pluralidade. Invista em times diversificados, inclua as pessoas em desafios, queira ouvir e valorize as opiniões diferentes. Dê oportunidade para as pessoas e não as rotule. Diferentes mentes, formações, culturas, credos, idades, gêneros etc são essenciais.

Gratidão: o fluxo da gratidão é contagiante! É cíclico, estimula atitudes a quem o dá e para quem recebe, de externar felicidade. Sempre haverá um espaço e um tempo na agenda, se assim desejarmos, para compartilhar uma satisfação. Quem recebe a evidência da gratidão, ganha o dia, e quem a fez também, repercutindo internamente, como uma generosidade incrível. Demonstrar e saber receber uma palavra, perceber uma atitude, um bilhete, uma mensagem, uma lembrança, é sinal de UAU! Então, não guarde para si bons momentos, procure inspirar outras pessoas. No ambiente de trabalho, isso gera exemplo comportamental, porque é contagiante e, gradativamente, molda uma cultura de feedback, de senso de pertencimento, de empatia, dentre outros aspectos.

A empresária da Degoothi Consulting ressalta ainda que atuar com um desempenho invejável não depende somente de bagagem técnica, pelo contrário, é bem superior a isto. É necessário equilibrar as competências – Hard Skills e Soft Skills. “Falo muito a respeito no capítulo de um livro para o qual fui convidada a escrever meus insights como coautora, com lançamento previsto para novembro deste ano: Soft Skill. O título do meu texto é Equilíbrio, e tem duas frases que menciono lá e são inspiradoras, sempre utilizo em minhas palestras e em eventos: Uma mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original (Albert Einstein, físico) e Uma vida sem propósito é uma morte prematura (Goethe, escritor, romancista, filósofo)”, finaliza Danienne.

 

 

Sobre Cláudia Danienne:

 

Empresária com know-how de mais de 25 anos de mercado profissional, com diversificadas experiências ligadas a Recursos Humanos, tornando-se uma referência em Gente & Gestão. À sua formação inicial de Psicóloga, agrega cursos complementares na Harvard Business School, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT em Boston, nos Estados Unidos), na FDC/ INSEAD na França-além de Disney Institute (EUA), IBMEC (Rio de Janeiro), entre outras instituições de renome.

Cláudia tem vasta experiência em processos de desenvolvimento de cultura corporativa, liderou por RH mais de 20 projetos de fusão e aquisição de empresas, passou por um desafiador processo de abertura de capital IPO, desenvolve como grande força atual para seus clientes palestras e projetos sobre: excelência em serviços -com ênfase em atendimento, implantação de projetos para alta performance e produtividade-, programas de desenvolvimento de líderes, atividades de engajamento, implantação  de Universidade Corporativa, plano estratégico para desenvolver ou transformar a área de RH, hunting, mentoria, projetos de qualidade e clima etc.

A profissional também é chairperson do comitê de Pessoas da Amcham BR, no Rio de Janeiro -Câmara de Comércio Americana- e sócio-fundadora da Degoothi Consulting, empresa de consultoria com diferentes clientes corporativos e pessoa física, prestando serviço em projetos voltados para Gente & Gestão.

Instagram: @claudiadanienne.insights

Site: www.degoothi.com.br

 

 

 

 

Informações à imprensa – infato comunicação

Leila Peres – leila@infato.com.br

11 97151-1807

Daiana Oliveira – daiana@infato.com.br

11 98718-5820

Christiane Alves – redacao2@infato.com.br

11 99436-7251

Redação – redacao@infato.com.br