Especialista em marketing e gestão comercial, Rafael Jakubowski, também aponta os erros mais comuns nas estratégias de comunicação pelo aplicativo e que não devem ser praticados

 

O WhatsApp está presente em 99% dos celulares do País e tornou-se uma potente ferramenta de relacionamento e vendas para marcas e empreendedores. Segundo o especialista em marketing e gestão comercial, Rafael Jakubowski, o aplicativo pode potencializar o faturamento em datas especiais para o comércio, se houver estratégia e personalização.

O especialista atua com mentoria, treinamentos e palestras para pequenas, médias e grandes companhias de diferentes segmentos e, somente nos últimos 12 meses, gerou mais de R$ 50 milhões em faturamento para seus clientes através de estratégias pelo aplicativo.

“Antes de fazer contato, é fundamental selecionar uma ou mais ofertas específicas para comercializar pelo WhatsApp. Assim, demonstrará vantagem efetiva ao cliente em comprar pelo aplicativo, através de um vendedor real. Isso vale para qualquer data e segmento”, explica Jakubowski. Outras dicas infalíveis, são:

– Analise no sistema da empresa ou no histórico de conversas qual é o tipo de produto que o cliente comprou. Conseguindo entender as preferências por tipo de produto, serão mais assertivas as estratégias comerciais. Além disso, tornará o atendimento personalizado, criando laço afetivo, além de estimular o consumo.

– Feito esse levantamento sobre o perfil do cliente, envie uma mensagem usando o nome dele, com uma abordagem que denote benefício, como um cupom de desconto, por exemplo;

– Além do cupom de desconto, o ideal é já sugerir alguns produtos similares ao gosto/comportamento de compra do cliente e convidá-lo para ir à loja, oferecer entrega ao endereço dele e outras possibilidades de serviços que agreguem e proporcionem comodidade;

– Utilize gatilhos mentais como de escassez e urgência: “essa oferta é válida somente até uma data específica. Comprando até tal dia, você garante que o presente chegue mais rapidamente, a tempo da data comemorativa”!

– Atenção ao português. Comunicação com erros expressivos pode desagregar à imagem e denotar amadorismo, desespero por venda ou qualquer outra impressão que poderá afastar o cliente.

“Dá trabalho? Sim, estamos falando de enviar cliente por cliente uma mensagem personalizada, com produtos específicos. Mas, o resultado deste empenho pode triplicar as vendas”, ressalta o especialista em comércio pelo WhatsApp.

Jakubowski aponta, ainda, os erros mais comuns nas estratégias de comunicação pelo aplicativo e que não devem ser praticados. São eles:

– Evite enviar mensagens em massa para todos os clientes com a mesma informação. Isso não o torna especial e, para tal, ele tem as redes sociais e site;

– Não utilize lista de transmissão se o objetivo é conversão de venda. E lembre-se que, se preferir usar, somente quem te ADICIONOU como contato no celular receberá a sua mensagem;

– Você vai perceber que um cliente que não recompra com você há muito tempo, quando recebe uma mensagem em massa, sem personalização para ele, a chance de resgatá-lo é baixa.

– Enviar mensagens em massa sem autorização pode causar o banimento do número do seu WhatsApp.

Jakubowski acrescenta que, apesar da inteligência artificial e de tantas outras ferramentas facilitadoras, os clientes querem ser atendidos por pessoas quando se trata de WhatsApp, querem falar com alguém, obter opiniões. Esse é o perfil do consumidor que prefere atendimento humanizado pelo aplicativo e que efetivamente compra, se fideliza. “É o que chamo Concierge Commerce”, explica o especialista.

 

Sobre Rafael Jakubowski: é master em marketing e gestão comercial pela Business School São Paulo e empresário com know-how de 15 anos com tecnologia e marketing estratégico para vendas online. Desde 2010 atua junto a empresas e pessoas com mentoria, palestras, treinamentos e cursos sobre vendas pela internet. Fundou uma das agências de marketing digital mais tradicionais do Brasil, a Sanders Digital, foi executivo de grandes empresas na área de Marketing & Vendas e, atualmente, presta consultoria como “CMO as a Service” e realiza treinamentos para equipes de vendas conquistarem alta performance em suas vendas pelo WhatsApp.

 

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