Adeus colesterol alto!
Médica metabologista e nutricionista da clínica Elaine Dias JK Health & Beauty falam sobre os erros do dia a dia que refletem nos índices de LDL e HDL, e ensinam receitas caseiras que podem ser incorporadas na alimentação para combater as doenças cardiovasculares, maiores causadoras de morte no Brasil, segundo Ministério da Saúde
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% da população tem colesterol alto e esta é uma das principais causas de problemas cardiovasculares, que são os maiores causadores de mortes no Brasil. A Dra. Elaine Dias JK, PhD em endocrinologia pela USP e metabologista, ressalta que a genética não é o único fator responsável por esse cenário, muito pelo contrário, envolve alimentação e estilo de vida.
A médica explica que existe o colesterol ruim (LDL), principal causador de danos à saúde, especialmente em casos de cardiopatia, e o colesterol bom (HDL), que tem como papel remover o LDL das artérias, evitando o acúmulo de gordura nos vasos e comprometimento o fluxo sanguíneo. “Cuidar do colesterol não é um bicho de sete cabeças, alimentos ricos em fibras solúveis, como aveia, legumes, frutas, feijões e lentilhas têm demonstrado benefícios na redução do LDL. Nozes, sementes, peixes ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, óleos vegetais saudáveis como o azeite de oliva, contribuem para regular os níveis de colesterol”, esclarece a Dra. Elaine.
A Dra. Elaine, que é metabologista, aponta os maiores erros do dia a dia que estimulam o aumento do colesterol e danos à saúde. São eles:
-Consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, presentes em carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, alimentos fritos, alimentos processados e ultraprocessados e lanches ricos em gordura;
-Dieta pobre em fibras e alimentos integrais;
-Sedentarismo e falta de atividade física regular;
-Tabagismo e consumo excessivo de álcool;
-Cortar a farinha branca acreditando que reduzirá o colesterol ruim. Essa prática contribui indiretamente para melhorar o perfil lipídico, mas não é uma solução isolada para reduzir o colesterol. A substituição de farinha branca por alimentos integrais, como pão integral, arroz integral e massas integrais pode ajudar a aumentar a ingestão de fibras, com efeito benéfico sobre o colesterol. No entanto, é importante abordar a dieta como um todo e fazer outras mudanças saudáveis para obter resultados significativos na melhoria do colesterol.
A nutricionista da clínica Elaine Dias JK Health & Beauty, Dra. Paola Abreu, ensina três receitas caseiras que podem ser incorporadas ao dia a dia para auxiliarem na diminuição do colesterol ruim. São elas:
Chá de alho:
Ingredientes:
– 2 dentes de alho picados
– 1 xícara de água
– 1 limão
Modo de preparo: ferva a água e adicione o alho picado e o limão. Deixe em infusão por alguns minutos. Coe e beba o chá.
Azeite de oliva com limão:
Ingredientes:
– 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
– Suco de meio limão
Modo de preparo: misture o azeite de oliva com o suco de limão.
“Consuma essa mistura regularmente como tempero para saladas ou vegetais cozidos. O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que podem ajudar a elevar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL)”, explica a nutricionista, Dra. Paola.
Mingau de Psyllium e Aveia
Ingredientes:
– 1/4 de xícara de aveia em flocos
– 1 colher de sopa de pó de psyllium
– 1 xícara de leite de amêndoas
– 1 colher de chá de mel ou outro adoçante de sua escolha
– 1/2 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
– Frutas frescas ou secas para servir (como banana, maçã, morango ou passas)
– Nozes ou sementes para adicionar crocância (opcional)
Modo de preparo: em uma panela pequena, misture a aveia em flocos e o psyllium. Adicione o leite à panela e leve ao fogo médio. Mexa constantemente para evitar que a aveia grude no fundo da panela. Cozinhe a mistura até que a aveia esteja macia e o mingau tenha a consistência desejada. Isso geralmente leva cerca de 5 a 7 minutos. Retire a panela do fogo e adicione o mel e o extrato de baunilha. Mexa bem para incorporar. Transfira o mingau para uma tigela de servir e adicione as frutas frescas ou secas por cima, bem como as nozes ou sementes, se estiver usando. Sirva imediatamente.
“Este mingau de psyllium e aveia é uma opção saudável e rica em fibras para o café da manhã ou lanche. O psyllium adiciona fibra extra à refeição, o que ajuda na digestão, aumenta a saciedade, contribuindo para a redução dos níveis de colesterol”, explica a nutricionista Paola, da clínica Elaine Dias JK Health & Beauty.
A metabologista e endocrinologista Dra. Elaine ressalta, ainda, a importância da prática regular de atividades físicas, como caminhadas pode ser benéfica para o perfil lipídico, especialmente para aumentar o HDL e reduzir o LDL, e os triglicerídeos. “O exercício físico contribui para o controle do peso corporal, o que pode influenciar positivamente os níveis de colesterol. O ideal é que os adultos realizem ao menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana”, finaliza.
Instagram @draelainedias.
Informações à imprensa – infato comunicação
Leila Peres – leila@infato.com.br
11 97151-1807
Christiane Alves – christiane@infato.com.br
11 99436-7251