8 de agosto – Dia Mundial de Combate ao Colesterol
Nutricionista aponta alimentos e receitas que contribuem para a redução do colesterol
Dra. Paola Abreu, especializada em nutrição esportiva e em nutrição hospitalar clínica, ensina passo a passo de misturas caseiras que podem ser incorporadas na alimentação para diminuir o LDL e elevar o HDL, considerado colesterol bom
A data de 8 de agosto é marcada pelo Dia Mundial do Combate ao Colesterol, criado para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, essas doenças são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais, cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol elevado.
A Dra. Paola Abreu, nutricionista na clínica Elaine Dias JK Health & Beauty, explica que “é possível reduzir o colesterol ruim LDL com uma dieta equilibrada, rica em fibras solúveis, legumes, frutas, feijões e lentilhas, nozes, sementes, peixes, azeite de oliva, entre outros alimentos que também beneficia o HDL, considerado o bom colesterol. Além de atividade física e práticas saudáveis no dia a dia”, comenta.
E ensina receitas caseira que auxiliam na diminuição do colesterol ruim. São elas:
Mingau de Psyllium e Aveia
Ingredientes:
– 1/4 de xícara de aveia em flocos
– 1 colher de sopa de pó de psyllium
– 1 xícara de leite de amêndoas
– 1 colher de chá de mel ou outro adoçante de sua escolha
– 1/2 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
– Frutas frescas ou secas para servir (como banana, maçã, morango ou passas)
– Nozes ou sementes para adicionar crocância (opcional)
Modo de preparo: em uma panela pequena, misture a aveia em flocos e o psyllium. Adicione o leite à panela e leve ao fogo médio. Mexa constantemente para evitar que a aveia grude no fundo da panela. Cozinhe a mistura até que a aveia esteja macia e o mingau tenha a consistência desejada. Isso geralmente leva cerca de 5 a 7 minutos. Retire a panela do fogo e adicione o mel e o extrato de baunilha. Mexa bem para incorporar. Transfira o mingau para uma tigela de servir e adicione as frutas frescas ou secas por cima, bem como as nozes ou sementes, se estiver usando. Sirva imediatamente.
“Este mingau de psyllium e aveia é uma opção saudável e rica em fibras para o café da manhã ou lanche. O psyllium adiciona fibra extra à refeição, o que ajuda na digestão, aumenta a saciedade, contribuindo para a redução dos níveis de colesterol”, explica a nutricionista Paola, da clínica Elaine Dias JK Health & Beauty.
Chá de alho:
Ingredientes:
– 2 dentes de alho picados
– 1 xícara de água
– 1 limão
Modo de preparo: ferva a água e adicione o alho picado e o limão. Deixe em infusão por alguns minutos. Coe e beba o chá.
Azeite de oliva com limão:
Ingredientes:
– 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
– Suco de meio limão
Modo de preparo: misture o azeite de oliva com o suco de limão.
“Consuma essa mistura regularmente como tempero para saladas ou vegetais cozidos. O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que podem ajudar a elevar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL)”, explica a nutricionista.
Paola ressalta, também, a importância de incorporar as sementes à alimentação do dia a dia. “Elas são ricas em fibras solúveis e fitoesteróis, que podem diminuir com a absorção de colesterol no intestino. Adicione essas sementes em saladas, legumes, iogurtes e frutas, por exemplo. Algumas delas, como: chia, linhaça, abóbora, girassol e gergelim ainda podem ajudar a reduzir o colesterol”, finaliza a especialista.
Sobre a Dra. Paola Abreu
Nutricionista na clínica-boutique Elaine Dias JK Health & Beauty, que fica na Oscar Freire, em São Paulo. A profissional é pós-graduada em nutrição esportiva e em nutrição hospitalar clínica, também especializada em emagrecimento saudável. Além disso, é graduanda em fitoterapia pelo Centro Universitário São Camilo, referência de excelência na área de nutrição. Ela atua com abordagem humanizada, levando em conta a individualidade de cada paciente e a sua especificidade, ressaltando que uma alimentação saudável deve ser prazerosa.
Instagram @draelainedias.
Informações à imprensa – infato comunicação
Leila Peres – leila@infato.com.br
11 97151-1807
Daiana Oliveira – daiana@infato.com.br
11 98718-5820
Christiane Alves – redacao2@infato.com.br
11 99436-7251