Por Marcello Lage, sócio-proprietário da Formaggio Mineiro, empresa pioneira em pão de queijo gourmet no Brasil, com 13 anos de mercado.
Muito se fala sobre ESG -Enviromental, Social and Governance- e como as grandes empresas estão se adequando para ligar essas boas práticas a aquelas que já são parte da rotina corporativa atual. É legítimo que o mundo dos negócios se atente a essas novas práticas, uma vez que a mudança do planeta depende das pessoas e das sociedades que as representam. Novas diretrizes governamentais e novas legislações promovem mudanças significativas e, quando implantadas, ajudam a melhorar o mundo em que vivemos. Mas, se por um lado as grandes empresas estão ligadas a essas mudanças, estariam as pequenas empresas aptas a exercerem algum papel nesta agenda?
Pequenas empresas operam através de práticas simples e estruturas nada complexas. Em geral, não possuem grandes departamentos e lutam ano a ano pela própria sobrevivência. Então, estariam elas aptas a contribuírem com este cenário de mudança ambiental, social e de gestão? As práticas adotadas por grandes companhias caberiam no bolso das pequenas e medias empresas, que no Brasil são responsáveis pelo emprego com carteira assinada de 52% dos trabalhadores?
A Formaggio Mineiro, que atua no segmento de alimentação, com a fabricação de pães de queijo gourmet, é uma empresa que está no período de transição de pequena para médio porte. Ela não possui o faturamento multimilionário de muitas grandes do segmento, mas, sempre esteve atenta às boas práticas quando o assunto é crescimento sustentável e qualidade de vida. Eu e minha sócia acreditamos que estamos construindo uma empresa para as próximas gerações e, sendo assim, sempre que tomamos uma decisão, analisamos se aquilo pode ser feito de forma limpa.
Em 2019, nosso filho de 8 anos assistiu conosco um documentário onde uma pequena baleia era exumada e do seu estômago retirados 45Kg de plástico. Ele olhou para nós com os olhos marejados e nos pediu: “vocês prometem que não vamos consumir mais embalagens plásticas aqui em casa”? Emocionados, prontamente aceitamos a proposta. No dia seguinte, ao fazermos o inventário de uma das lojas, foi contabilizada a venda de mais de 7.000 garrafas pet de água ao longo de 1 ano. Justamente nós, que nascemos em uma época em que a água era dada gratuitamente em bares e restaurantes, em apenas uma loja estávamos vendendo e descartando 230Kg de plástico anualmente, o suficiente para matar 5 daquelas baleias. Decidimos, então, instalar fontes de água potável naquela e em outras lojas da rede Formaggio Mineiro, para dar a opção aos clientes de beberem água sem precisarem comprar garrafas pet. Renunciamos a parte da receita, para investir na ODS 11 (Construção de cidades e comunidades sustentáveis) algo que acreditávamos para o futuro da empresa. As garrafas pet de água ainda são disponibilizadas. Não acreditamos em mudanças radicais. Mas, com o oferecimento de fontes de água potável, quatro anos depois e com 12 lojas, já evitamos a comercialização de 10 toneladas de plásticos pet.
Com essa medida, desde 2019, a empresa passou a considerar os ODS em todas as suas ações. A ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030” assinada durante o pacto global na Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros.
A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados, com vista a promover o crescimento sustentável global até 2030. Mesmo pequena, a Formaggio Mineiro ainda participa das práticas ESG, como:
-ODS 3 – Promover a Saúde e Bem-estar: ao oferecer pães de queijo feitos com ingredientes de verdade e sem o uso de produtos químicos, estamos contribuindo com essa meta.
-ODS 5 – Igualdade de gênero e empoderamento feminino: nossa equipe é formada por 76% de mulheres, que ocupam 75% dos cargos de liderança, além de possuirmos 30% de funcionários LGBT+.
-ODS 6 – Água potável e saneamento: as fontes de água potável ficam ligadas durante o período noturno para uso de moradores de rua.
-ODS 7 – Energia limpa e acessível: instalamos painéis fotovoltaicos em uma das lojas e estamos estudando a instalação de outros naquelas em que seja possível a geração de energia suficiente. Na loja instalada, já reduzimos a emissão de CO2 em 22.683Kg, o equivalente a 9,1T de carvão ou o desmatamento de 1250 árvores.
-ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: introduzimos nas lojas produtos feitos em pequenas comunidades por produtores rurais de baixa renda. O exemplo mais feliz foi a Goiabada enrolada na folha de bananeira, da comunidade de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, de onde adquirimos 35Kg em 2017 para venda em São Paulo. No meio da pandemia, com o mundo praticamente parado, saímos de São Paulo para comprar 350Kg e ajudar as famílias que dependiam dessa receita. Neste ano, adquirimos 780Kg dessa mesma comunidade.
Também estamos reduzindo o uso de embalagens plásticas gradativamente. Em 2023, nossas embalagens de delivery serão totalmente sustentáveis e o plástico será abolido. Outro ponto é o mobiliário de todas as lojas Formaggio Mineiro, que é feito com madeira reciclada. Não usamos plásticos como displays ou expositores de produtos.
E quais são as ODS? Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abrangem diferentes temas, relacionados a aspectos ambientais e sociais. Eles foram construídos de maneira interdependente. Quando um é atingido, muito provavelmente outros terão sido avançados.
ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável; ODS 3 – Saúde e bem-estar; ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 5 – Igualdade de gênero; ODS 6 – Água potável e saneamento; ODS 7 – Energia limpa e acessível; ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis; ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima; ODS 14 – Vida na água; ODS 15 – Vida terrestre; ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes, e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.
Estamos há 13 anos no mercado, temos uma fábrica de pão de queijo gourmet em São Paulo, com a maior variedade de versões do produto no Brasil, e uma rede de lojas Formaggio Mineiro que comercializam outros itens com referências e peculiaridades, como pão sem glúten (único do mercado sem goma xantana), doce de leite, goiabada, manteigas inusitadas com sabores de Laranja, Figo e Frutas Vermelhas, azeite de Lavanda etc.
Onze unidades estão localizadas na capital paulista, em bairros, como: Brooklin, Campo Belo, Jardins, Jardim Anália Franco, Morumbi, Moema, Paraiso, Perdizes e Vila Leopoldina, e um estabelecimento fica em Goiânia, Goiás.
Também fornecemos produtos para mais de 600 revendedores em todo o Brasil, atendendo clientes Premium, como Empório São Luzia, Fasano, entre outros.
Formaggio Mineiro
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