44º Tanabata Matsuri terá shows inéditos na programação cultural gratuita nos dias 15 e 16 de julho em São Paulo

 

Maior evento japonês de rua do mundo terá apresentações de cantores vindos diretamente do Japão pela primeira vez no Festival das Estrelas, como Hiroaki Karimata e Aika Honma, além da clássica parada taikô, danças típicas, artes marciais, entre outras atrações na Praça da Liberdade.

 

Há décadas, o bairro da Liberdade, em São Paulo, é tomado pela história de amor de duas estrelas que foram separadas pela Via Láctea: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu), uma lenda japonesa criada há mais de quatro mil anos e que se tornou tradição oriental desde o século XI. Vega e Altair se encontram uma única vez no ano, em julho, mês em que é realizado o Tanabata Matsuri, por isso conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, para simbolizar o amor do casal. E a 44ª edição do evento, que é considerado a maior celebração de rua do mundo, será nos dias 15 e 16 de julho, das 10h30 às 18h, na Praça da Liberdade, com novidades neste ano.

Dois shows inéditos e gratuitos prometem marcar a edição de 2023, com cantores vindos pela primeira vez do Japão para o Brasil: Hiroaki Karimata, que se apresentará no sábado às 13h40 e Aika Honma no domingo às 12h25.

Além das atrações internacionais, na programação do sábado estão confirmadas apresentações de Taikô (tambores) de grupos, como: ACAL, Mika Yotien e Requitos Gueino Dokokai, além da Parada Taikô às 14h30 por Jya Odori Nagasaki. Ao longo do dia, também haverá ginástica e danças típicas, artes marciais, com destaque para os musicais ao vivo com os cantores mirins: Yuzo Jimbara, Yuji Zakimi e Mayumi Shihamizu, Emi Takatuka e Ayumi Takatuka.

Já no domingo, haverá muita dança, como Buyu Bu da ACAL, Lili Mutai, Corpus Line e shows, entre eles com o icônico Joe Hirata, a Banda Elisius, Isa Toyota e Takeshi Nishimura, entre outros artistas esperados pelos visitantes.

Para a festividade, são esperados mais de 200 mil turistas no final de semana, vindos de todo o Brasil e de outros países. Um público que se programa para estar em São Paulo nesse período e fazer os pedidos nos Tanzakus, fitas coloridas que passam por uma cerimônia Xintoísta ao final do festival e são queimados para que a fumaça leve os desejos ao céu e sejam atendidos por Vega e Altair, segundo a lenda.

Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma representando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – gratidão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus. As pessoas escrevem seus pedidos e penduram pelos bambus distribuídos pela Praça da Liberdade e ruas do entorno. Ao final da celebração, a organização do evento recolhe todos e encaminha para a cerimônia xintoísta, que acontece em alguns dias.

Também abençoado e repleto de esperança, a novidade deste ano é o Biscoito das Estrelas, feito exclusivamente para a celebração em formato de estrela para as pessoas comerem, presentearem e complementarem seus rituais de fé!

O Tanabata Matsuri teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades. No Brasil é realizado em São Paulo desde 1979 pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL) e ficou mundialmente conhecido por mobilizar centenas de milhares de pessoas que vão às ruas para registrarem seus desejos através dos tanzakus.

A ACAL, com seus voluntários, também decora as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade com dezenas de bambus gigantes –com mais de 10 metros de altura-, onde são hasteados os enfeites coloridos de papel (chamados Tanabatas), simbolizando as estrelas, e distribui centenas de bambus menores onde as pessoas penduram seus tanzakus com os pedidos.

 

A lenda milenar que deu origem ao Festival das Estrelas

 

Tanabata Matsuri, em português conhecido como Festival das Estrelas, é uma tradição oriental do século XI. Foi lançada a partir de uma lenda japonesa criada há mais de quatro mil anos sobre Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial que, certo dia, diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens.

Porém, em matrimônio e totalmente dominados pela paixão, ambos se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, permitindo que o casal se reencontrasse apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem a ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra.

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nessa época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os apaixonados possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.

 

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Dias 15 e 16 de julho de 2023

Horário: das 10h30 às 18h

Programação gratuita

Endereço: Praça da Liberdade, São Paulo – SP

Acesso a portadores de necessidades especiais

Facebook: @acalliberdadeoficial

Instagram: @acalliberdade

YouTube: Acal Liberdade

 

A ACAL

 

A Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL, com a denominação japonesa de “Bunka Fukushi Kyôkai”, é internacionalmente reconhecida e ponto de referência para a comunidade do bairro na cidade de São Paulo, no Brasil e Japão.

A ACAL foi instituída com a finalidade de proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, o aprimoramento cultural, socioambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como o melhoramento das condições de vida de sua comunidade. Mais informações pelo site www.acalliberdade.org.br.

 

Informações à imprensa – infato comunicação

Leila Peres – leila@infato.com.br

11 97151-1807

Christiane Alves – christiane@infato.com.br

11 99436-7251

Daiana Oliveira – daiana@infato.com.br

11 98718-5820