Marca de pão de queijo gourmet Formaggio Mineiro destaca práticas sustentáveis visando ampliar ESG na empresa

Fonte de água potável gratuita nas lojas, evitando consumo de aproximadamente uma tonelada de garrafas pets, placas de energia solar, diversidade e inclusão na equipe, consumo e produção responsável são algumas das ações da companhia

Muito se fala sobre ESG -Enviromental, Social and Governance- e como as grandes empresas estão se adequando para ligar essas boas práticas a aquelas que já são parte da rotina corporativa atual. E a Formaggio Mineiro, uma companhia que está em fase de transição de pequena empresa para médio porte, vem construindo sua trajetória baseada em boas práticas quando o assunto é crescimento sustentável e qualidade de vida. “Acreditamos que estamos compondo uma empresa para as próximas gerações e, sendo assim, sempre que tomamos uma decisão, analisamos se pode ser feita de forma limpa”, ressalta o sócio-proprietário Marcello Lage.

O executivo conta que, em 2019, enquanto assistia um documentário com seu filho de 8 anos, um dos momentos mais marcantes foi a exumação de uma pequena baleia e a retirada de 45kg de plástico de seu estômago. “Ele olhou para nós, eu e minha esposa Mirany Soares, sócia fundadora da Formaggio Mineiro, e nos pediu que prometêssemos não consumir mais embalagens plásticas em casa. No dia seguinte, ao fazermos o inventário de uma das lojas, foi contabilizada a venda de mais de 7.000 garrafas pet de água ao longo de 1 ano. A partir dali, decidimos instalar fontes de água potável naquela e em outras lojas da rede, para dar a opção aos clientes de beberem água sem precisarem comprar garrafas pet”, revela Lage.

Essa renúncia de parte da receita, para investir na ODS 11 (Construção de cidades e comunidades sustentáveis), passou a ser uma das prioridades nos projetos de lojas Formaggio Mineiro. “As garrafas pet de água ainda são comercializadas em nossos estabelecimentos, não acreditamos em mudanças radicais. Mas, com o oferecimento de fontes de água potável, quatro anos depois e com 12 lojas, já evitamos o descarte de aproximadamente 10 toneladas de plásticos pet”, completa o empresário.

Importante lembrar que ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030” assinada durante o pacto global na Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados, com vista a promover o crescimento sustentável global até 2030.

Mesmo pequena, a Formaggio Mineiro ainda participa das práticas ESG, como:
-ODS 3 – Promover a Saúde e Bem-estar: ao oferecer pães de queijo feitos com ingredientes de verdade e sem o uso de produtos químicos, a empresa contribui com essa meta.
-ODS 5 – Igualdade de gênero e empoderamento feminino: a equipe é formada por 76% de mulheres, que ocupam 75% dos cargos de liderança, além de possuir 30% de funcionários LGBT+.
-ODS 6 – Água potável e saneamento: as fontes de água potável ficam ligadas durante o período noturno para uso de moradores de rua.
-ODS 7 – Energia limpa e acessível: instalação de painéis fotovoltaicos em uma das lojas e possibilidade de ampliação para outras unidades. Na loja instalada, já houve a redução a emissão de CO2 em 22.683Kg, o equivalente a 9,1T de carvão ou o desmatamento de 1250 árvores.
-ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: comercialização de produtos feitos em pequenas comunidades por produtores rurais de baixa renda. O exemplo mais feliz foi a Goiabada enrolada na folha de bananeira, da comunidade de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, de onde a Formaggio adquiriu 35Kg em 2017 para venda em São Paulo. No meio da pandemia, com o mundo praticamente parado, Lage e Mirany saíram de São Paulo para comprar 350Kg e ajudar as famílias que dependiam dessa receita. Neste ano, a rede de lojas adquiriu 780Kg dessa mesma comunidade.

A Formaggio Mineiro também está reduzindo o uso de plásticos gradativamente. Em 2023, as embalagens de delivery serão totalmente sustentáveis. Outro ponto é o mobiliário de todas as lojas da rede, que é feito com madeira reciclada.

A marca está há 13 anos no mercado, com uma fábrica de pão de queijo gourmet em São Paulo, e a maior variedade de versões do produto do Brasil, além de uma rede de lojas Formaggio Mineiro que comercializam outros itens com referências e peculiaridades, como pão sem glúten (único do mercado sem goma xantana), doce de leite, goiabada, manteigas inusitadas com sabores de Laranja, Figo e Frutas Vermelhas, azeite de Lavanda etc.

Onze unidades estão localizadas na capital paulista, em bairros, como: Brooklin, Campo Belo, Jardins, Jardim Anália Franco, Morumbi, Moema, Paraiso, Perdizes e Vila Leopoldina, e um estabelecimento fica em Goiânia, Goiás.
A Formaggio Mineiro também fornece produtos para mais de 600 revendedores em todo o Brasil, atendendo clientes Premium, como Empório São Luzia, Fasano, entre outros.

Formaggio Mineiro
www.formaggiomineiro.com.br
Instagram, Facebook, Linkedin, Tik Tok e YouTube: @formaggiomineiro

Informações à imprensa
Leila Peres – leila@infato.com.br
11 97151-1807
Christiane Alves – christiane@infato.com.br
11 99436-7251
Daiana Oliveira – daiana@infato.com.br
11 98718-5820