Cinco dicas para conquistar o trabalho temporário de final de ano
Com mais de 25 anos de atuação no mercado corporativo, em recursos humanos, Cláudia Danienne, CHRO da Degoothi Consulting, orienta como profissionais devem se preparar para o processo seletivo
As expectativas para os profissionais que buscam por trabalho neste final de ano são bastante otimistas. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa no Brasil é de que 94,2 mil trabalhadores temporários sejam contratados para o Natal. “Portanto, os profissionais que buscam por oportunidades devem estar atentos às vagas divulgadas na internet, pela imprensa, retomar as indicações etc”, alerta Cláudia Danienne, CHRO da Degoothi Consulting, referência em Gente & Gestão.
Danienne, que é psicóloga organizacional e atua com recursos humanos há mais de 25 anos, faz algumas observações importantes relacionadas ao currículo, comportamento e performance. “Aqueles que não têm experiência pregressa, nada de desânimo. Hora de apostar na possibilidade, se permitir novos aprendizados e buscar conhecer para surpreender o empregador no desafio proposto”, estimula a empresária.
Certamente há habilidades e competências que podem ser compatíveis com a vaga e devem ser destacadas. Como: gostar de pessoas; ser organizado; enxergar solução onde muitos não veem; ser altamente comprometido com metas e resultados; saber ouvir e se colocar no lugar do cliente etc. Demonstrar grande interesse em aprender e atuar da melhor forma é essencial!
Ela orienta que “é preciso ter em mente que você tem que ser tal qual um grande embaixador da marca empregadora. Isto envolve exercer a atividade com uma performance que faça a diferença na prestação do serviço e que desperte a atenção do empregador sobre seu desempenho. Não deve passar pela oportunidade com indiferença. Isto pode culminar em chances muito além da vaga temporária, como uma contratação efetiva pelo valor demonstrado no dia a dia”.
Há muitos anos atuando com palestras, consultorias e mentorias para empresas e áreas de recursos humanos, Danienne sugere como o candidato deve se preparar para uma oportunidade de trabalho temporário.
-Tenha em mente que preparo é a combinação da técnica com o comportamento. É prática, vontade de ser o melhor e não mais um no meio da multidão.
-A preciosa dica é saber equilibrar conhecimento sobre o produto e ou serviço com atitude, ou seja, comportamento diferenciado;
-“Serviço” é o que eleva a satisfação! Jamais esqueça isto para qualquer desafio profissional que seja.
-Demonstre empatia, respeito, agilidade, resolução, encantamento no processo. Sim, ENCANTAR! Fazer com que a experiência seja tão diferenciada que o recrutador e o cliente se lembrem de você como profissional, do seu atendimento singular, e queira multiplicar positivamente o que vivenciou associando à imagem da marca.
-Transpareça garra, criatividade e o desejo genuíno de ultrapassar metas, que você quer e merece desafios e oportunidades.
Danienne lembra que, passando o período temporário, vem a possibilidade da contratação e quem se destacar pela forma de prestar o serviço terá grandes chances a ocupar essa vaga efetivamente. “Costumo dizer que o profissional já deve ir para o processo seletivo inicial com este desejo interno. Isto vai potencializar a sua dedução na oportunidade”, reforça. E as oportunidades pós-temporário podem ser motivadas por diversas razões: aumento de quadro de colaboradores, substituição, renovação da equipe e respectiva produtividade.
Sobre Cláudia Danienne:
Empresária com know-how de mais de 25 anos de mercado profissional, com diversificadas experiências ligadas a Recursos Humanos, tornando-se uma referência em Gente & Gestão. À sua formação inicial de Psicóloga, agrega cursos complementares na Harvard Business School, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT em Boston, nos Estados Unidos), na FDC/ INSEAD na França-além de Disney Institute (EUA), IBMEC (Rio de Janeiro), entre outras instituições de renome.
Cláudia tem vasta experiência em processos de desenvolvimento de cultura corporativa, liderou por RH mais de 20 projetos de fusão e aquisição de empresas, passou por um desafiador processo de abertura de capital IPO, desenvolve como grande força atual para seus clientes palestras e projetos sobre: excelência em serviços -com ênfase em atendimento, implantação de projetos para alta performance e produtividade-, programas de desenvolvimento de líderes, atividades de engajamento, implantação de Universidade Corporativa, plano estratégico para desenvolver ou transformar a área de RH, hunting, mentoria, projetos de qualidade e clima etc.
A profissional também é chairperson do comitê de Pessoas da Amcham BR, no Rio de Janeiro -Câmara de Comércio Americana- e sócio-fundadora da Degoothi Consulting, empresa de consultoria com diferentes clientes corporativos e pessoa física, prestando serviço em projetos voltados para Gente & Gestão.
Instagram: @claudiadanienne.insights
Site: www.degoothi.com.br
Informações à imprensa – infato comunicação
Leila Peres – leila@infato.com.br
11 97151-1807
Daiana Oliveira – daiana@infato.com.br
11 98718-5820
Christiane Alves – redacao2@infato.com.br
11 99436-7251
Redação – redacao@infato.com.br