Vagas temporárias: como o candidato deve se apresentar após as mudanças do mercado em reflexo da pandemia?

 

As dicas são de Rogerio Bragherolli, economista especialista em empregabilidade, que atua há mais de 35 anos com RH

 

Após quase dois anos de pandemia, é possível ouvir que a economia “está melhorando”. Com a aproximação do último trimestre, e o comércio tendo retomado quase 100%, começa o período de caça às vagas temporárias. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa no Brasil é de que 94,2 mil trabalhadores temporários sejam contratados para o Natal.

“Do ano passado pra cá, muitas coisas mudaram no mercado de trabalho. Competências como a flexibilidade, a proatividade e a boa comunicação passaram a ter mais relevância do que nunca”, ressalta Rogerio Bragherolli, economista especialista em empregabilidade. E ressalta: “a tendência é de boas ofertas. E a expectativa é grande, afinal, são mais de 14 milhões de desempregados no Brasil”.

Bragherolli listou algumas orientações para ajudar os candidatos neste momento de oportunidades profissionais. São elas:

  1. Hoje, a maioria das vagas são encontradas através da internet, em portais específicos de empregos, grupos em redes sociais, e em canais de grandes centros de compras, que disponibilizam oportunidades e já oferecem o espaço para se candidatarem. Muitas das atividades devem ser na área de vendas, mas, com a expansão do e-commerce, é possível encontrar trabalho também na área de logística, armazenamento, empacotamento, entre outras atividades relacionadas.
  2. É fundamental aumentar sua network. Demonstre para as pessoas que você está apto e preparado para novas oportunidades, quanto mais gente souber, melhor. Muitas conquistas de empregos, hoje, se dão por indicações.
  3. Em relação às qualificações, priorize informações relacionadas à flexibilidade profissional. Atualmente, é de suma importância o candidato apresentar disponibilidade para trabalho.
  4. Apresente um currículo com, no máximo, duas folhas, com linguagem simples e leitura amigável, de forma que ele seja convidativo.

 

Sobre Rogerio Bragherolli

 

Com know-how de 35 anos em cargos de liderança no mercado corporativo, Rogerio Bragherolli atuou nos últimos anos como diretor sênior e vice-presidente de RH em multinacionais e tornou-se uma notoriedade em estratégias relacionadas a employee experience, gestão de pessoas e carreiras. Em sua trajetória, contabiliza mais de 2 mil entrevistados dos mais diversos perfis e para diferentes cargos de atuação.

Como RH estratégico, Bragherolli desenvolveu trabalhos inovadores em design organizacional, planejamento da força de trabalho (WFP), inovação do modelo de trabalho (Workplace Innovation) e experiência do colaborador (EX). Liderou com êxito projetos de melhores empresas para se trabalhar e transformou o RH convencional de custo em RH estratégico gerador de valor.

Atualmente, o especialista em empregabilidade se dedica a duas metodologias criadas a partir de sua expertise e baseadas em estudos pelo Brasil e exterior. Uma delas, chamada Saindo da Média, visa auxiliar a empregabilidade desde o estudante na Universidade, pessoas que buscam por trabalho, recolocação profissional etc, até o executivo no mundo corporativo. E a segunda metodologia está relacionada à otimização do capital humano como diferencial competitivo nas organizações.

Bragherolli é formado em Engenharia Mecânica pela FEI, Economia pela FEA-USP, fez MBA em RH na FGV, especialização em Marketing na Insead – França. Além de ser professor de MBA e ter sido membro do Comitê Global de RH de uma das maiores multinacionais de serviços do mundo.

 

Rogerio Bragherolli

Instagram, Facebook e Linkedin: @rogeriobragherolli

Site: www.saindodamedia.com.br

 

 

 

Informações à imprensa – infato comunicação

Leila Peres – leila@infato.com.br

11 97151-1807

Daiana Oliveira – daiana@infato.com.br

11 98718-5820

Christiane Alves – redacao2@infato.com.br

11 99436-7251

Redação – redacao@infato.com.br