Transformação Digital não é apenas digitalização e especialista aponta os cinco pilares cruciais para o mundo corporativo

 

O CEO da Massimus, Heitor Roriz, ressalta que a tecnologia se tornou uma ferramenta, uma linguagem que todos precisam dominar. Mas transformar uma organização vai além, implica em mudanças profundas de cultura e estrutura organizacional.

 

Após quase um ano de isolamento social, 23,7% das empresas participantes da pesquisa “índice CESAR de Transformação Digital” concordam que a transformação digital se tornou prioridade máxima no planejamento estratégico. Mas o que é de fato Transformação Digital? O especialista na área, Heitor Roriz –Mestre em Tecnologia da Informação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha- explica que não se trata apenas de digitalização e tecnologia, vai muito além.

“A Transformação Digital está relacionada a um conjunto de conceitos abrangente, que dizem respeito a cinco pilares: cliente, competição, dados, inovação e valor, como diz David L. Rogers em seu livro Digital Transformation Playbook. E para realizar a transformação nessas pontas, são necessárias duas mudanças cruciais: no pensar e em como agir, ou seja, na governança e no mindset”, ressalta Roriz, que também é CEO da Massimus, uma das principais referências brasileiras quando se trata de Scrum e Agile.

Na verdade, a necessidade de digitalizar-se no mundo corporativo foi acelerada em pelo menos 10 anos com chegada da pandemia. “Isso também aconteceu na Massimus. Muitas vezes me perguntam se eu sempre fui favorável aos treinamentos online. E, sendo muito honesto, não. Ainda acho que não é a mesma coisa. Mas fomos pegos de surpresa e o virtual deixou de ser opcional, passou a ser obrigatório”, ressalta Roriz. Ele acrescenta que “as ferramentas disponíveis no mercado estão sensacionais, há muitas que despontaram, proporcionado acesso gratuito à informação”.

O CEO destaca não existe mais essa separação entre área de TI e gestão de negócios, por exemplo. A tecnologia tornou-se uma ferramenta, uma linguagem que todos precisam dominar. “Tem menos a ver com tecnologia da informação e está diretamente ligada à cultura e estrutura organizacional”, complementa Roriz.

Além disso, Transformação Digital não é algo novo no meio corporativo, sempre demandou mudanças profundas nas organizações. “A gente vem falando em Transformação Digital há mais de vinte anos. E ao longo do tempo, surgiram muitas tecnologias de digitalização de processos, de produtos, por exemplo, que foram construindo essa base para a Transformação Digital”, finaliza o especialista da Massimus.

 

Sobre Heitor Roriz e a Massimus

 

Além de Mestre em Tecnologia da Informação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, Roriz possui know-how de 26 anos na indústria como gestor e desenvolvedor de software. Colaborou com diversas empresas na formação de profissionais e nos projetos de Transformação Ágil, tais como: Toyota, Unilever, Unisys, Bradesco, Itaú, Accenture, Delloitte, AES Tiête, Serasa, Multiplus, Banco Votorantim, Benner, XP Investimentos, Embraer, Cognizant, Smiles, Mooven Consulting, Prodesp, Scopus, Sura Seguradora, Totvs, Telefonica, Renault, dentre outras.

Atualmente, CEO da Massimus –empresa com sede em São Paulo, fundada em 2007-, Roriz atua como Enterprise Coach and Trainer em todo o mundo. É especializado em Agile desde 2004 e, além de abordar o tema em conferências Agile/Scrum, Lean Six Sigma e PMI, é fundador de vários grupos de usuários com o tema Scrum.

A Massimus atua há 13 anos com Transformação, sendo pioneira em oferecer treinamentos oficiais de métodos ágeis e abordar temas de transformação organizacional. São mais de 10 mil profissionais formados e centenas de empresas em todo território nacional, América Latina, Europa, Estados Unidos e Índia. “Nossa missão é humanizar o mundo corporativo e capacitar profissionais através de cursos de Transformação Organizacional nas áreas de gestão de mudanças, gestão executiva, de projetos e produtos”, define Roriz.

 

Site e redes sociais:

www.massimus.com

Instagram e Facebook: @massimusct

 

Informações à imprensa com infato comunicação

PABX: 11 3392-5542

Leila Peres – leila@infato.com.br 

Vivo: 11 97151-1807

Daiana Oliveira

daiana@infato.com.br

11 97560-5500

Christiane Alves – redacao2@infato.com.br   

Vivo: 11 99436-7251

Redação

redacao@infato.com.br