Instrutherm abre inscrições para a 6ª edição do curso de Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor

 

As aulas serão ministradas pelo mestre em higiene ocupacional Marcos Domingos e abordarão fundamentos importantes para o profissional que atua na área de segurança do trabalho

 

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Instrutherm – companhia especializada em aparelhos de medição para diversos setores e uma das líderes no mercado de segurança do trabalho- realizará a 6ª edição do curso de Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor, ministrado por Marcos Domingos. O evento será no auditório da empresa, sediada na capital paulista.

É indicado aos profissionais com formação básica em segurança do trabalho, técnicos, engenheiros, enfermeiros e médicos do trabalho, de modo que os participantes possam configurar os instrumentos de medição e utilizá-los em campo. O curso aplica os fundamentos técnicos das trocas térmicas entre o trabalhador e meio ambiente, critérios e metodologias de avaliação. As aulas somam 12 horas, entre dia 10 de outubro das 13h30 às 17h30 e 11 de outubro das 8h30 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Instrutherm ou através da central de televendas, com limite de 30 pessoas por turma. O valor de investimento é de R$ 500.

Os cursos na companhia fazem muito sucesso entre os participantes do segmento, que vêm de diversas partes do Brasil. É um formato de especialização que agrega conhecimento ao profissional, potencializa seu currículo e, sobretudo, dá a oportunidade de atualização teórica e técnica, favorecendo o dia a dia no trabalho.

Sobre Marcos Domingos, o especialista é Mestre em higiene ocupacional pela Colorado State University (EUA), higienista ocupacional, tecnologista senior da Fundacentro (SP) de 1975 a 2011 -período que teve oportunidade de participar da elaboração da NR 15, NHT e NHO (01)-, presidente da ABHO -Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais- na gestão de 2003-2009, professor dos cursos de especialização do PECE -Programa de Educação Continuada da USP- , presidente do IAC –InternationalAffairsCommittee da AIHA–, entre outros títulos.

 

A Instrutherm

 

Há 35 anos no mercado, a Instrutherm tornou-se referência em equipamentos de medição, tendo o segmento de segurança do trabalho como carro chefe da companhia. Conta com um portfólio que ultrapassa 500 itens, atendendo os mais variados setores: laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outros.

A companhia está há 35 anos no mercado, possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarcas, além de ser credenciado à Rede Brasileira de Calibração (RBC) oferecendo certificados RBC de instrumentos das áreas de acústica e vibrações, físico-química (gases), pressão, eletricidade, temperatura e umidade e tempo e freqüência, bem como certificado rastreável à RBC para as demais áreas.

Está instalada em São Paulo e atende clientes em todo o Brasil, de pequenos varejos a grandes multinacionais, além de redes de distribuição.

 

Instrutherm

Telefone: 11 2144-2800

E-mail: loja@instrutherm.com.br

Site com loja virtual: www.instrutherm.com.br

Mídias sociais: Instrutherm no Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e Twitter

Curso: Avaliação da Exposição Ocupacional aoCalor

Datas e horários: 10 de outubro, das 13h30 às 17h30 e dia 11 das 8h30 às 17h30

Local: Auditório Instrutherm

Endereço: Rua Jorge de Freitas, 264 – Freguesia do Ó – São Paulo/SP

Carga Horária: 12horas

Objetivo: Expor os critérios e parâmetros adotados na NHO 11 (2018) e NBR 8995-1 (2013) que servem de base para avaliar as condições de iluminação nos ambientes internos de trabalho.

 

Conteúdo Programático:

 – Adoção do watt (W) como unidade para taxa metabólica, com a adequação dos limites de exposição para trabalhadores aclimatizados;
– Atualização da tabela para determinação de taxas metabólicas;
– Estabelecimento de limites de exposição para trabalhadores não aclimatizados;
– Estabelecimento de níveis de ação para trabalhadores aclimatizados;
– Estabelecimento de limite de exposição valor teto;
– Estabelecimento de correções no índice de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG) médio em função do tipo de vestimenta utilizada;
– Introdução de considerações sobre avaliações a céu aberto.
– Estabelecimento de região de incerteza sobre as condições de exposição para trabalhadores aclimatizados;
– Introdução de um critério de julgamento e tomada de decisão em função das condições de exposição encontradas;
– Introdução de considerações gerais sobre medidas preventivas e corretivas
– Introdução à higiene ocupacional: Objetivos, definições e abrangência
– Princípios de Trocas Térmicas: Equação do equilíbrio homeotérmico e fatores que interferem nas trocas térmicas
– Efeitos à saúde e conforto térmico: Risco de Hipertermia e indicadores de desconforto térmico
– Limites de Exposição:NR 15, NR 17, ACGIH e NHO 06
– IBUTG e Temperatura Efetiva:Estabilização de termômetros, seleção de dados para cálculos, determinação dos índices de sobre carga térmica e conforto.
– Exercícios de IBUTG e da Temperatura Efetiva:Uso de planilhas para determinação das médias ponderadas e comparação como os limites de tolerância
– Prática de Instrumentação: Simulação de exposição ao calor, uso de monitor de stress térmico, psicrômetro e anemômetro. Download e interpretação de dados.

 

Informações à imprensa: infatocomunicação

PABX: 11 3392-5542

Leila Peres – leila@infato.com.br

Vivo: 11 97151-1807

Daiana Oliveira  – daiana@infato.com.br

11 97560-5500

Redação

redacao@infato.com.br

redacao3@infato.com.br