Será que o álcool em gel utilizado para higienização pessoal e das superfícies possui a concentração adeqauda de etanol?

Empresa especializada em equipamentos de medição utiliza refratômetro para álcool na análise de diferentes frascos e identifica resultados não recomendados no combate ao coronavírus

O álcool em gel é um aliado fundamental para higienização pessoal nas ruas ou em lugares onde não há possibilidade de lavar as mãos, além de ser recomendado na limpeza dos locais e produtos no combate ao contágio pelo Coronavírus. Mas será que a concentração de etanol no frasco está de acordo com a recomendação dos órgãos mundiais de saúde?
A Instrutherm, empresa especializada em equipamentos de medição, fez algumas mensurações utilizando o refratômetro para álcool com diferentes tipos de embalagens e em condições distintas de armazenamento. Os resultados apontam oscilações relevantes diante do cenário de prevenção ao Covid-19.
Um dos produtos, um álcool gel de bolsa, apresentou somente 35% de etanol na concentração; o outro frasco, utilizado para reposição na empresa, registrou 55%. No entanto, a maioria das embalagens constataram 70%, valor que, segundo pesquisas internacionais, é o recomendado para eliminar vírus, fungos e bactérias.
Com isso, a despeito da escassez do produto nas prateleiras dos mercados em todo Brasil, vale a pena ressaltar a importância de adquirir de fornecedores confiáveis para não dar vasão à falsa imunização.
O refratômetro para álcool da Instrutherm, modelo RTA-60, é um aparelho portátil e fácil de utilizar. Basta adicionar algumas gostas do álcool em gel no compartimento e visualizar na tela, como um binóculo, o valor de concentração de etanol constatado.
O equipamento pode ser utilizado por consumidor, laboratórios, empresas, estabelecimentos comerciais, indústrias, entre outras companhias.

A Instrutherm

Há 35 anos no mercado, a Instrutherm tornou-se referência em equipamentos de medição, com um portfólio que ultrapassa 500 itens, atendendo os mais variados setores: laboratório, mecânica, eletroeletrônica, agrícola e agronegócios, entre outros.
A companhia possui departamento de qualidade, assistência técnica multimarca, além de ser credenciado à Rede Brasileira de Calibração (RBC) oferecendo certificados  RBC de instrumentos das áreas de acústica e vibrações, físico-química (gases) e pressão, eletricidade, temperatura e umidade e tempo e frequência, bem como certificado rastreável RBC para as demais áreas.
A Instrutherm está instalada em São Paulo e atende clientes em todo o Brasil, de pequenos varejos a grandes multinacionais, além de redes de distribuição.

Instrutherm
Telefone: 11 2144-2800
E-mail: instrutherm@instrutherm.com.br
Site com loja virtual: www.instrutherm.com.br
Mídias sociais: Instrutherm no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Twitter

Informações à imprensa: infato comunicação
PABX: 11 3392-5542
Leila Peres – leila@infato.com.br
Vivo: 11 97151-1807
Daiana Oliveira – daiana@infato.com.br
11 97560-5500
Redação
redacao@infato.com.br
redacao3@infato.com.br