Vinícolas italianas confirmam presença na São Paulo International Wine Trade Fair 2019

Evento voltado a negócios acontece em setembro na capital paulista e deve movimentar o setor vitivinicultor no Brasil e exterior. Expectativas para 2019 são de crescimento entre 10% e 15%, comparando com igual período do ano anterior.

A edição de 2019 da São Paulo International Trade Fair –importante feira do segmento vitivinicultor que acontecerá no Anhembi de 17 a 19 de setembro, das 14h às 20h-, confirma a participação de vinícolas italianas durante o evento. “A tradição europeia em vinhos estará representada também por pequenos produtores da Itália”, ressalta a organizadora Zoraida Lobato.

De Campânia virá a Cantine Di Tufo, produtora de vinhos da denominação Campânia DOCG, feitos por uma família de vinicultores napolitanos, Michele e Gianni La Marca, pai e filho, que decidiram estabelecer sua empresa na região Sul da Itália e acompanhar pessoalmente todos os processos da produção, desde a colheita até o marketing. É uma tradição familiar que remonta a Giovanni, que produziu vinho em Nola desde os anos 50.

Também de Campânia virá a Il Iv Miglio, fundada em 2004, referência por seus vinhedos históricos, conhecidos como Campi Flegrei, terras nas quais se cultiva vinhos há três mil anos. Os vinhedos da família Verde, proprietária da Quarto Miglio, ainda são em pé-franco, ou seja, plantados sem enxerto, entregando aos vinhos o verdadeiro sabor de suas uvas originais e autóctones.

Outro expositor confirmado entre os italianos é a Cantina Di Ortona, uma cooperativa de produtores vinícolas (Cantina Sociale) fundada em 1960 na região dos Abruzos (Abruzzi), ao leste de Roma, no centro-sul da Itália, entre os montes Apeninos e o mar Adriático. Sempre investindo em conhecimento e novas tecnologias, a empresa está estabelecida na região de Ortona e aposta em cinco variedades de uva principais: Montepulciano d’Abruzzo -tinto afamado pela qualidade-; Chardonnay –branca-; Pecorino -também branca de origem regional-; Cococciola -também branca autóctone-, assim como a produtiva Passerina.

E a Cantine Europa, cooperativa de produtores vitivinícolas (Cantina Sociale), que foi fundada em 1962 em Petrosino, província de Trapani, na parte ocidental da ensolarada e cálida ilha mediterrânea da Sicília, na Itália. Atualmente, conta com 2,1 mil associados e seis mil hectares de vinhedos entre as províncias sicilianas de Trapani, Agrigento e Palermo. É a primeira produtora mundial da uva Grillo, branca de enorme potencial. Vinifica as brancas Grillo, Zibibbo e Catarrato Lucido, todas uvas de origem local. Entre as tintas, privilegia a Nero d’Avola, a principal uva rubra siciliana, Perricone e Syrah.

A Wine Trade Fair tem como objetivo promover um encontro exclusivo entre empresas e profissionais do mercado de bebidas adultas para fomento dos negócios, alavancando as vendas, gerando mais emprego e ampliando as possibilidades de negócios de ponta a ponta, de maneira que contemple desde a cadeia produtiva até a comercialização.

Além de reunir expositores e personalidades de grande relevância no segmento de vinhos para network, a Wine Trade Fair realiza o maior congresso técnico e político do setor vitivinicultor do país –único com mestres e doutores nos assuntos relacionados-, assim como a Cachaça Trade Fair. Ambos acontecem simultaneamente no mesmo período no Anhembi.

Zoraida Lobato ressalta que as expectativas do setor de vinhos para 2019 são de crescimento. “A alta estimada está entre 10% e 15%, comparando com igual período do ano anterior. E a edição da Wine Trade Fair deste ano também já se mostra promissora”, complementa a organizadora do evento.

 

São Paulo International Wine Trade Fair 2019

De 17 a 19 de setembro

Das 14h às 20h

Visitação gratuita e exclusiva para profissionais

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura 1209, Santana – São Paulo – SP

www.winetradefair.com.br

Redes sociais: facebook e instagram

 

Informações à imprensa – infato comunicação

PABX: 11 3392-5542

Leila Peres

leila@infato.com.br  

11 97151-1807 

Daiana Oliveira

daiana@infato.com.br

11 97560-5500

Redação

redacao@infato.com.br

redacao3@infato.com.br